Alimentação da Criança no Inverno

No inverno, há um aumento da necessidade calórica para manter a temperatura do corpo, por isso, temos a preferência por alimentos mais calóricos e quentes.

A dieta alimentar da criança deve ser leve, mesmo no frio. Deve conter frutas, verduras, legumes, grelhados, assados e refogados. Como alternativa de alimentos quentes, as frutas assadas são uma boa pedida, como a banana, a pera, o abacaxi e a maçã, que podem ficar ainda mais saborosas com canela e aveia.

Para estimular o consumo de verduras e legumes, uma boa opção são as sopas e cremes. Os alimentos com alto teor de calorias, açúcares e sal devem ser evitados durante o ano todo.

A hidratação também é muito importante neste período. Deve-se incentivar a ingestão de água, sucos naturais e água de coco. Dê preferência para os sucos de frutas da estação, como o de laranja, morango, tangerina e limão, ricos em vitamina C. Refrigerantes e bebidas com alto teor de açúcares devem ser evitados.

A incidência de casos de gripes, resfriados e doenças respiratórias aumentam no inverno. Por isso, o ideal é manter uma alimentação equilibrada. As principais vitaminas e minerais que atuam fortalecendo nosso sistema imunológico são as vitaminas A, C, E e ácido fólico e os minerais zinco e selênio. Alguns alimentos fonte são:

  • Vitamina A – Cenoura, abóbora, manga, espinafre, batata doce, damasco seco, brócolis, melão.
  • Vitamina C – Acerola, frutas cítricas (limão, laranja, lima), kiwi, morangos, tomates, goiaba, brócolis, e vegetais folhosos crus são fontes excelentes.
  • Vitamina E – Gérmen de trigo, óleos de soja, milho e girassol, amêndoas, nozes, castanhas, gema do ovo, vegetais folhosos e legumes.
  • Ácido fólico – Feijões, ervilha e vegetais verde escuros (brócolis, couve, espinafre).
  • Zinco – Carnes, peixes, aves e leite, cereais integrais, feijões e nozes.
  • Selênio – Castanhas, nozes, amêndoas, frutos do mar, carne e aves, ovo.

.