Dicas para atividades físicas no Verão

Época mais quente do ano pede alguns cuidados no momento de praticar atividades físicas. Personal trainer consultor da farmácia digital Netfarma conta quais são esses cuidados e lista os esportes que mais combinam com o verão.
Dias ensolarados são um convite para sair de casa e, por que não, aproveitar o tempo mais quente para praticar esportes e fazer exercícios ao ar livre. Parques e praças são lugares ideais para isso. Em vários parques existe o aluguel de bicicletas e patins; para quem não é muito fã de rodas, vale checar os espaços reservados para vôlei, futebol, tênis, caminhadas, corridas, alongamentos e até a novidade do momento, o cross fit, praticado geralmente em grupos e com a supervisão do personal trainer.
Segundo Marcos Soares, personal trainer da assessoria Equipe Trainer e consultor da farmácia digital Netfarma (www.netfarma.com.br), não existe restrição de idade para a prática esportiva ao ar livre. “Desde crianças, já fazemos força para virarmos no berço, para engatinhar e agachamos. Exercitar-se é algo natural, porém deve ser feito com supervisão para evitar lesões e exageros. Existem também restrições médicas individuais, que devem ser sempre respeitadas. Ao ar livre, é necessária a proteção solar e, claro, hidratação e boa alimentação antes e depois do exercício. Exercitar-se em jejum ou sem se hidratar são erros perigosos. Outra coisa é o cuidado que deve ser tomado com as cargas de exercícios, que devem ser adequadas pelo instrutor”, ele afirma.
O personal trainer diz que as atividades físicas e esportes podem ser praticados ao ar livre em dias mais quentes. “É importante que se respeitem os horários do exercício, de preferência até as 10h ou após as 16h, para evitar os horários de pico do sol. Ter uma garrafinha de água sempre à mão é fundamental”, sugere.
O consultor da Netfarma conta que esportes aquáticos são ótimas opções para manter a saúde em dia e de quebra aliviar o calor. “Os esportes na água são excelentes, pois auxiliam na perda de peso, corrigem a postura, melhoram a capacidade respiratória, aumentam o condicionamento físico, entre outros benefícios”, explica.
Marcos alerta que antes de iniciar qualquer exercício, é necessário fazer avaliação médica e checar como anda a resistência física. Busque orientação de um especialista para indicar a melhor prática, que deve estar de acordo com seu gosto pessoal. “O profissional da educação física poderá compor um treinamento funcional especifico para adquirir força, resistência e equilíbrio no esporte ou atividade que se deseja praticar”, Marcos completa.

Cuidados

Para que as atividades físicas não se tornem um problema, o personal trainer consultor da Netfarma lista 5 passos básicos.
Faça um check-up: saber como anda a saúde antes de iniciar as atividades físicas evita transtornos que podem aparecer no momento em que estiver praticando um esporte;
Mantenha uma rotina frequente de exercícios: além de ganhar condicionamento físico, o exercício regular ajuda a manter a saúde, a disposição e o bom humor;
Hidrate-se e se alimente bem, de forma balanceada;
Use protetor solar nas partes do corpo expostas à luz solar;
Faça alongamentos depois da atividade: alongamentos tendem a relaxar o corpo e diminuem a tensão causada pelo esforço muscular.

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